top of page

Pílula Mirabolante #11: me leva para passear!

Olá, queridas e queridos benfeitores! Como estão? 

Hoje nossa pílula tem a ver com... Networking!

Isso mesmo... Há quem ame fortalecer rede de forma intencional e há quem sinta muito desconforto nesta busca.... mas ninguém tem dúvida: conexões pessoais são chave para o sucesso profissional. 

Mesmo sabendo disso (e sendo do time que ama trabalhar em rede), tenho muita dificuldade de trabalhar minha rede, seja fazendo aquela primeira abordagem em eventos (às vezes prefiro me esconder no celular ou no banheiro, rs); seja cultivando conexões que se dão de forma espontânea.

Mas em uma palestra que ouvi no começo do mês da Martha Leonardis, Head de Responsabilidade Social e sócia do BTG Pactual, alguns dados e provocações me fizeram olhar para este tema (e meus hábitos relacionados a ele) de outra forma. 

Abaixo, compartilho o que mais me chamou atenção na apresentação dela:

De acordo com uma pesquisa de Harvard com a Carnegie Foundation, habilidades técnicas são responsáveis por apenas 15% do sucesso no trabalho, enquanto 85% vêm de habilidades com pessoas e relacionamento.

Provocação da Martha em cima disso:

Se é tão importante, por que você/ sua organização não investem tempo e recurso nisso? 

Um dos motivos que ela menciona é o desconforto de parecermos vendedores/ interesseiros. Aí ela completa: se você sabe que tem valor a agregar a este potencial parceiro,

lembre-se: você não é interesseiro(a); você é interessante!

Martha vai além e reforça que não basta criarmos conexões, precisamos cuidar dessas relações.  Ela recomenda que se mantenha: 

contato anual com o ciclo mais amplo de conexões estratégicas; contato semestral com novas conexões que sejam promissoras;contato bimestral com aquelas Top10 pessoas que são suas principais referências (contatos estratégicos que vc admira e admiram seu trabalho)

E finaliza com uma comparação muito divertida: cuidar do networking é como cuidar do cachorro: o básico é alimentar. O auge é "levar para passear"  – ou seja: a maior potência do networking se dá quando você apresenta seu contato para outro (e vice versa).

Bora levar mais a sério esse exercício tão estratégico (e benfeitor!) de abrir, fortalecer (e compartilhar!) nossas redes?! Siiiiim? Então se liga no desafio do mês:

#Desafio BenFeitor

O desafio do mês foi antecipado porque será sobre este tema – e em duas etapas. A primeira é simples, mas importante:

(1) Atualize seu linkedin nas próximas 2 semanas: cargo, resumo, foto, capa, histórico...

A segunda eu conto pré páscoa para vcs saborearem com chocolate ;-)

Por hoje, é isso. Divirtam-se e... caprichem!

Bjs e até a próxima,

Tati.

3 visualizações

Commenti


bottom of page