top of page

Pílula Mirabolante #16 e desafio #7: o futuro começa na imaginação

Bom dia, comunidade! 

Como estão? Vamos sextar de pílula 3 em 1 + desafio? Confesso que meu plano para a pílula de hoje era outro, mas nas últimas 48h me deparei com os conteúdos abaixo e foi impossível não trazer esse combo aqui:

[1] Um desafio ousado e inspirador, lançado pela MacArthur Foundation, que destinará mais de meio bilhão de reais para financiar uma única proposta, de qualquer lugar do mundo, que prometa progresso real e mensurável em qualquer problema crítico de nosso tempo - desde que aborde questões de equidade e diversidade em sua proposta.  

Tantas coisas me emocionam nesta chamada... Desde a exigência desta lente transversal ao formato da proposta em si, que existe para estimular sonhos grandiosos e instigar sonhadores audaciosos (bold dreamers, como chamam). Outro detalhe que amei: ver que usam um quiz parecido com o que usamos há um tempo nos editais com nossos parceiros lindos (todos aqui da Liga!) para que os proponentes chequem rápido se seu projeto se adequa à chamada, evitando desperdiçar sua preciosa energia criativa e tempo. Curiosidade: eles chamam nosso amado quiz de "readiness-tool" (phyno, né? rs). 

[2] Um artigo da Standford Social Innovation Review sobre a importância da mentalidade futurista para o ecossistema de impacto. O texto mostra como ferramentas antes exclusivas do setor privado estão sendo empregadas por organizações filantrópicas e sem fins lucrativos para criar futuros desejáveis para suas comunidades.

Dentre os insights principais, um deles aborda o potencial dessas ferramentas em quebrar o monopólio de "elites visionárias" – ou seja: sobre a importância e a potência de democratizar a capacidade de imaginar o futuro, desafiar as narrativas dominantes e ampliar a participação na imaginação coletiva de futuros diversos e desejáveis. Conclusão: Ferramentas de previsão não apenas preparam organizações para futuros incertos, mas transformam o processo estratégico em uma força mobilizadora para comunidades perseguirem visões audaciosas.  E, por último, mas não menos importante... 

(3)  A manchete do Futuro, que a Silvia Daskal, da SITAWI (e integrante querida da Liga!) criou para seu artigo no Vozes do MCD, ontem. Uma manchete sonhada por todos nós - e que me lembrou de um dos exercícios da imersão da Liga (amo!)

Curtiu? Então prepare os post-its! Porque chegou a hora do desafio do mês - ou da década!

A PERGUNTA É SIMPLES: Se você fosse aplicar uma ideia para o desafio da Fundação MacArthur, qual seria? 

A resposta não vem imediata? Não tem problema... Volte na pílula 9, escolha uma ferramenta de cocriação, chame os amigues e... vai mirabolar! 

Mesmo que não queira submeter nada: faça pela diversão. Vai que surge algo potente!! E, claro: lembrem do vale-brainstorming que vocês têm e... contem conosco!! ;-)

Daqui, estou instigada a pensar em algo que seja capaz de fazer a manchete da Silvia virar verdade e o Brasil se tornar o país mais generoso do mundo 

E com esse desafio de meio bilhão de reais, paro por aqui hoje.... Bjs e lindo fim de semana por aí! 

Tati

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page