top of page
Foto do escritorBenfeitoria Mirabolante

#Pílula Mirabolante #22: Inspira e Respira

Hello, pessoas! Como estão?

Eu queria ter sextado aqui semana passada com mais um coquetel de pílulas benfeitoras mirabolantes, já turbinado com o desafio do mês, mas quinzena passada foi tão intensa e tinha taaanta coisa na minha cabeça, que fiquei assim:



Já se tocou que...

Em um contexto de excesso de informação, possibilidades e demandas, deixar para amanhã o que se pode fazer hoje pode ser um ato importante e estratégico de cuidado?

E como nada melhor do que uma pausa no fim de semana para clarear as ideias, volto aqui com energia renovada para finalizar este email (levei mais tempo cortando pílulas do que escrevendo, rs). E lançar o desafio do mês... Preparados?


 

#Desafio do Mês: "Poda para Crescer"

Este mês, proponho um exercício de desapego estratégico. Olhe para sua lista de tarefas e pergunte-se: "O que posso deixar para amanhã (ou eliminar!) para liberar espaço e energia para o que realmente importa?"

Pense na sua vida como uma planta: às vezes, é preciso podar para que novas possibilidades cresçam mais fortes. Identifique o que está drenando sua energia e experimente cortar (ainda que temporariamente), sabendo que esse espaço abrirá caminho para um crescimento renovado. Um texto que adoro sobre isso aqui.

>> Aproveite a reflexão e pule sem culpa a leitura do coquetel de hoje. Ou, se tiver com energia boa, pegue um chazinho, se aconchegue e desguste dessa curadoria das pílulas mais gostosas da quizena. 

 

Pílula 1: Recorde de Solidariedade Global - WGI 2024

Saiu o resultado do World Giving Index 2024 e batemos o recorde de benfeitores no planeta, rs: 4,3 bilhões de pessoas (73% da população adulta!) declararam ter ajudado alguém que não conhece, se voluntariado ou doado dinheiro para uma ONG no mês anterior.

Como a pesquisa foi antes da mobilização histórica pelo RS, o Brasil subiu apenas 3 pontos no Index (86˚ lugar, entre 142 países avaliados), depois da queda vertiginosa ano passado (tema da pílula 3). Mas o que mais chamou atenção esse ano foi Singapura, que subiu 19 posições e virou Top3 do mundo, graças às políticas públicas que fortaleceram a filantropia através de incentivos fiscais, benefícios para a prática de voluntariado corporativo – e matching de doações individuais 

Pílula 2: Cases Internacionais - Filantropia Corporativa

Lendo sobre Singapura, não resisti em compartilhar os 2 cases mundiais que inspiraram o Compromisso 1% (mencionado na pílula passada). O case da Índia, que criou uma lei inédita, tornando o-bri-ga-tó-rio, entre grandes empresas, o investimento de 2% do lucro anual em ações de responsabilidade social corporativa.

E, nos EUA, o case da Salesforce, que não apenas se comprometeu em doar 1% de seu lucro, como criou o movimento Pledge 1%, encorajando outras empresas a fazerem o mesmo – compromisso que já conta com mais de 18 mil signatários!! Leia mais sobre ambos na news Camisa S deste mês. 

Pílula 3: Potência Brasileira - Rede Periferia Viva

E falando em políticas públicas transformadoras... me emocionei ao ler esses dias sobre o lançamento da Rede Periferia Viva, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias (do Ministério das Cidades), que teve apoio da Fundação Tide Setubal e outros parceiros maravilhosos. A ideia é criar uma plataforma de articulação e comunicação, que vai conectar gestores, técnicos e comunidades para acelerar a urbanização de favelas e promover a inclusão social. Vamos acompanhar de perto, mas fiquei feliz ao ler a fala do ministro das Cidades no lançamento da rede, de que "Investir nas periferias não é um favor, é o pagamento de uma dívida histórica".

Pílula 4: Inovação Brasileira - ODS 18

Outra iniciativa brasileira me emocionou esse mês foi ver que a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério dos Povos Indígenas, em parceria com o PNUD, lançaram concurso para a escolha da logomarca do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 18 (ODS 18) – um ODS que ainda não existe, mas deveria, referente à igualdade étnico-racial. A proposta de criação deste ODS é uma iniciativa inédita e voluntária do Brasil para colocar o combate ao racismo no centro dos esforços para o desenvolvimento sustentável e para o alcance da Agenda 2030. Outros países, como a Índia e a Costa Rica, também propuseram seus próprios ODS adicionais, como o empoderamento local e o desenvolvimento rural, na Índia. E felicidade e o bem-estar, na Costa Rica.

Pílula 5: Brilho Brasileiro - Paralimpíadas

As Paralimpíadas começaram e o Brasil ganhou sua 400˚ (sim, quadringentésima!) medalha na história, se posicionando em quarto lugar no ranking de Paris, até agora. Impressionante como, apesar de todo o brilho, a visibilidade desses atletas é tão pequena ainda... Imagina se o Brasil, como na pílula acima, também provocasse a comunidade internacional com a proposta de unir Olimpíadas e Paralimpíadas, no mesmo período, na mesma cobertura? Seria lindo para os atletas e todos nós. Merecemos mais inspiração, diante de tanta notícia ruim, né? Aliás, vale rever o trailer das Paralimpíadas de 2016, da série SuperHumans aqui.

Pílula 6: Esporte Benfeitor - Estudo Doar Brasileiro

Para finalizar, ainda sobre esporte, emoção (e subaproveitamento dessa potência toda), compartilho um estudo recente do Grupo Mol sobre a importância do esporte como mobilizador de doação. Entre os achados, o estudo revelou que 93% das pessoas veem positivamente o envolvimento de atletas em campanhas filantrópicas; que 58% acreditam que campanhas de doação em eventos esportivos motivam as pessoas a contribuírem mais; e que 24% dos torcedores doariam, se incentivados pelo seu time. Imagina quanto estamos deixando de mobilizar para impacto simplesmente porque o convite de doação não chega?! 

É... No esporte e fora dele, esta última reflexão é fundamental. Investimos tanta energia em criar e consumir coisas novas, que deixamos muitas vezes de fazer o básico. 

Inclusive, apesar da empolgação me levar para o formato de coquetel, com essa reflexão, voltarei ao formato básico da pílula na próxima quinzena, rs.

Bom, por hoje é isso (tudo!). Que as pílulas de hoje também possam te inspirar – e o desafio te ajude a respirar. Nada mais básico que isso, né? 

bjs e uma semana bem oxigenada para nós!

Tati.

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page